Seguindo o blog

Postagem em destaque

PERFUME DE MULHER - Soneto

Tu que tens os aromas e as cores Da beleza que invade meu querer Adornada em paisagens de amores Adentrando o oasis do meu ser....

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Que são Prosas Poéticas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A prosa poética é prosa que quebra algumas das regras normais da mesma para atingir uma imagética mais sofisticada ou um maior efeito emocional.

Como forma poética específica, a prosa poética originou-se no século XIX na França. A prosa francesa era governada por leis tão estritas que quebrando-as era possível criar prosa que poderia ser vista como poesia. Assim, o poema em prosa é considerado por muitos críticos como um primeiro exemplo da poesia moderna, quando poetas se revoltam contra a obrigatoriedade de um código de escrita, o verso, para chegar-se a definição de poesia, propondo o que foi considerado por muitos uma fusão entre gêneros, ou um novo gênero.

Poetas como Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud e Stephane Mallarmé são considerados alguns dos fundadores desta forma de poesia. Porém, o século XVIII já havia produzido outros poemas em prosa, que exploravam o ritmo musical e harmonioso das frases e parágrafos. Quando Baudelaire escreve sem nenhum ritmo um texto e o intitula de poema, coloca em questão a própria definição de poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário