Seguindo o blog

Postagem em destaque

PERFUME DE MULHER - Soneto

Tu que tens os aromas e as cores Da beleza que invade meu querer Adornada em paisagens de amores Adentrando o oasis do meu ser....

terça-feira, 4 de setembro de 2012

LENDO UM POEMA, UM MOMENTO TODO SEU

Reflexão

Um poema não é apenas para ser lido, mas para ser sentido
em toda a sua intensidade. Cada palavra, cada frase ou verso,
deve ser interpretado como se fosse real.  Antes de ler um poema,
reserve um tempo só pra voce. Solte-se de suas amarras,
esqueça seus medos, tabus e ignore o mundo á sua volta.
 Permita-se viajar em pensamento e penetre no universo que
a mensagem propôe. Imagine o cenário, sinta as vibrações.
Entregue-se a esse momento único e particular, onde não ha
limites para a imaginação. Sinta o toque suave da paisagem,
o cheiro da relva, o perfuma das flores. Mesmo nas estorias
tristes, é possível ver beleza. Por isso, procure enxergar a alma
e não apenas a letra. Desse modo, aprende-se a ler as entre-linhas
e a desvendar segredos que o olhar comum não pode ver.
Portanto, não apenas veja, mas sinta e quando sentir viva
o momento.  Quando for o caso, feche seus olhos e imagine-se lá.
Lembre-se que a vida é repleta de sonhos e quem sabe viver o que
sonha, estará vivendo duas vezes mais. Alguns sonhos são para
serem realizados, mas todos os sonhos em geral são para serem
vividos. Algumas vezes o real e o imaginário se confundem, e ficamos
em dúvida entre o real que não gostamos e o imaginário que nos faz
bem. Seja como for, escolha sempre aquilo que  faz bem pra voce,
que te traz  paz, alegria e bem-estar. Afinal, é para isso que estamos
aqui, para  sermos felizes. Certa vez alguém disse: "viva a vida, pois
é ela quem nos dá a alegria de viver"(Fernando Pessoa) Você
pode achar que o sentido  da frase parece muito óbvio, mas pense
um pouco mais e verá que a mensagem é mais profunda. Se eu fosse
dizer essa mesma  frase, mas com minhas próprias palavras, eu diria:
"Viva a vida em toda sua intensidade, do modo como voce acha certo,
e seja feliz!"
José Bento

5 comentários:

  1. Olá José!
    Quando lemos um poema ,lemos com os olhos da alma,isso faz com o encanto que ele produz seja pleno.A força que vem das palavras,a maneira como são escritas nos fazem divagar muito além de nós.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  2. Bom seria se lêssemos a vida com os olhos que os poetas leem os poemas...
    Seguindo :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Seria ótimo se isso acontecesse, não é mesmo? Infelizmente, muita gente, ao invés de aprender a "ler a vida" preferem fechar o olhos diante dela.
    Abraço pra voce tambem e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  4. Oi, José Bento!!!!
    Minhas visitas estão demorando para acontecer, pois desde as minhas "férias" em março,tudo atrasou e estou "atolada" em e-mails. Não consigo colocar em dia e todos os dias chegam novos. rs E não tenho coragem de não retribuir as visitas. Demoro, mas chego. Visito todos que me visitam. Agradeço a compreensão!
    Beijocas, muuuuuitas!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha me referido antes a seu talento para olhar o paradoxal, contudo quando li este texto entendi o seu nome...BENTO. Bendito o seu olhar no mundo.....

    ResponderExcluir